Banner
Banner
Banner
Banner
Notícia
Espanhol vence Descida das Escadas de Santos mas o destaque vai para o brasileiro Lucas Silva
foto da noticia

O grande campeão da 15ª edição da Descida das Escadas de Santos realizada na manhã deste domingo, no Morro do Pacheco, em Santos foi o piloto espanhol Javier Guijarro .

 

Ele foi o melhor entre quase uma centena de pilotos, de vários países, que participaram do evento.

 

Desde 2009, quando Wallace Miranda tornou-se bicampeão, um brasileiro não vence o desafio. Guijarro voou e fez em menos de um minuto o circuito bastante estreito e íngreme. São 514 degraus em uma pista de 600 metros de extensão e desnível de 143 metros – equivalente a um prédio de 45 andares.

 

Um pequeno erro pode custar a vitória na corrida, pois não há espaço para recuperação. O recorde da pista é do eslovaco Filip Polc, que encerrou a carreira de piloto em 2016, e concluiu o trajeto em 58’895’’.

 

Outro destaque na edição desde ano foi o brasileiro Lucas Silva, o piloto chegou a grande final entre os 5 melhores em 2017 e foi para disputa na bateria final.

 

O que chamou atenção foi que o atleta era o único sem patrocínio e treinou apenas no sábado  uma vez que seu chefe não liberou ele para treinar na sexta-feira.

 

Uma realidade da maioria dos atletas amadores concilia trabalho e o esporte e na maioria das vezes não tem nenhum tipo de apoio.

 

Essa falta de apoio e incentivo reflete no desempenho e abandono  precoce de muitos futuros campeões, não é o caso do guerreiro Lucas Silva, que teve oportunidade e mostrou o seu talento.

 

Por outro lado, muitos sonhos são barrados ou talentos que se quer é descoberto, por falta de apoio.

 

Em Mato Grosso nos temos um exemplo claro, a Lei de Incentivo ‘’Projeto Olimpus’’ não é pago desde 2011, com isso a maioria dos atletas abandonaram o esporte e quem ainda resiste não evolui por falta de incentivo.

 

Fica ai nosso registro e repúdio ao Governo do Estado pela falta de empenho para regularizar a Lei de Incentivo.

 

Texto:
Daniel Pianovski
Jornalista 001902MT
 

Logo Canal do Ciclista
Logo Agência Super